quarta-feira, maio 03, 2006

maio

Maio começou bem. Dia 1: DIA DO TRABALHADOR: não se trabalha! Foi bom o feriado, depois de um fim-de-semana descansado: um jantar em casa da Y., no sábado, com um grupo de pessoas bem agradável... "papoter en français". Foi engraçado.
O feriado serviu para rever "Brokeback Mountain". Desta vez não vi o filme sozinho. Um história de amor, sem dúvida, um tanto anacrónica, talvez. Desempenho dos actores impecável, em especial a interpretação contida de Heath Ledger. Será Enis o personagem que mais sofre? Ou será Jack? Eu arriscaria, apesar de tudo que é Enis. As lutas interiores são sempre difíceis. Às vezes é já tarde demais para as ultrapassar.
2 de Maio: "Mozart Short Cuts".
Mais uma incursão minha pelo mundo da ópera (que tão pouco conheço). Não saí desiludido deste "mix" de óperas menos conhecidas de Mozart. Excelente encenação (são quase sempre, aqui por estas terras...), que coloca a acção na entrada de um hotel, nos anos 60. A mistura resultou perfeita, com histórias de amor e traição... eheheheh... a introsarem-se umas nas outras ora em alemão ora em italiano... sempre com legendas em francês!
Entretanto, esta semana, decidi, como tenho tempo, ver com a turma do 2.º ano o filme "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros. A semana passada, no dia 25 de Abril, falámos um pouco sobre o que tinha sido e o que tinha acontecido (estes miúdos, aqui, e mesmo em Portugal - o que talvez seja ainda mais estranho -, estão um pouco afastados da nossa história recente). Por isso achei uma boa ideia ver e comentar com eles o filme.
Próximo w.e.: Paris!