sexta-feira, janeiro 20, 2006

"good night, and good luck"/"jarhead"

Dois filmes americanos sobre a história, mais ou menos, recente americana (EUA, claro!). Claramente críticos em relação à América... Duas realidades, dois momentos diferentes no tempo.
O primeiro, realizado por Geoge Clooney, situado na década de 50, sobre as perseguições políticas (ou às vezes nem por isso...) levadas a cabo por um tal senador McCarthy em prol do anti-comunismo.

O segundo, realizado por Sam Mendes (o mesmo de "American Beauty"), a reportar-se ao início da década de 90, em plena 1.ª Guerra do Golfo (incrível como o tempo passa, não é?), sobre o que foi ser soldado presente no deserto durante o período que durou esse "incidente".

Dois filmes bem conseguidos, na minha opinião.
O primeiro, a preto e branco, sóbrio, tem o desempenho excelente de David Strathairn numa actuação excepcional de rigor e contenção no papel de um apresentador/jornalista de um programa da CBS (então no seu início) , em "guerra" contra a falsa moral do referido senador.
O segundo tem a reconstituição da guerra contra nada, no meio do deserto, que pode levar quase à loucura. Uma guerra ainda bem presente na nossa memória...
É verdade: voltei à minha análise, muito sucinta, dos filmes pelos quais vou passando. Fui ao cinema duas vezes esta semana, sim,. Sozinho, em ambos os filmes. Faz-me bem, mesmo sendo, como nestes dois casos, filmes sobre assuntos não muito lineares.
Foi uma semana lenta... pesada... por todas as razões e mais alguma. Tudo se há-de resolver...
...a seu tempo!